MENU

4 plataformas para divulgar sua arte

4 plataformas para divulgar sua arte Rodrigo Falco

Todo artista precisa de uma plataforma para divulgar a sua arte. Não importa se você é um desenhista, ilustrador, pintor… Mais cedo ou mais tarde você vai querer que o mundo comece a conhecer as suas criações, certo? 🙂

Então vem comigo que eu vou compartilhar com você 4 plataformas que eu uso e que você também pode usar para divulgar a sua arte e fazer ela ser vista por mais pessoas!

Mas antes de publicar suas artes na internet, tenha sempre em mente:

  • Sem fronteiras. A internet é um universo ilimitado, e você tem que ter consciência que ao publicar sua arte online, pessoas do mundo inteiro poderão visualizá-la. Isso pode ser muito positivo ou muito preocupante.
  • Sempre assine sua arte. É sempre importante assinar a sua obra, e se necessário, coloque até uma url, um site, um nome de usuário que identifique melhor seu site ou onde aquela arte foi publicada. Assim caso alguém encontre a imagem no Google, por exemplo, ela vai saber que existe um artista por trás daquela obra.

 

Leia também: Qual a formação para ser ilustrador

 

4 Plataformas para divulgar a sua arte online

1. Behance

Divulgar sua arte no Behance - Rodrigo Falco

O Behance permite que artistas, ilustradores, designers e profissionais da área criativa se conectem e criem relações profissionais entre si. Talvez de todas as ferramentas apresentadas aqui, o Behance seja a forma de criar um portfolio mais profissional, já que é utilizado por muitas empresas na busca de profissionais criativos.

No Behance você pode criar uma galeria com seus trabalhos, seguir outros artistas e criar uma rede de contatos. Além disso, você pode navegar por trabalhos de diversas áreas criativas e salvar o que te inspira em pastas e coleções para acessar novamente mais tarde.

Eu estou no Behance, você pode clicar aqui pra ver meu portfólio. 🙂

2. deviantArt

Divulgar sua arte no DeviantArt - Rodrigo Falco

O deviantART é uma rede social onde artistas iniciantes e consagrados podem divulgar sua arte e seus trabalhos, além de interagir com outros artistas e criativos. Eu comecei a usar o deviantART em 2005, era a melhor forma de compartilhar meus trabalhos e ilustrações, mas o site perdeu um pouco sua popularidade de lá pra cá, principalmente aqui no Brasil.

Ainda assim, artistas do mundo todo continuam a usá-lo como forma de compartilhar suas criações, enviar e receber feedback sobre suas criações com outros artistas e se conectar com mais profissionais. Você pode adicionar amigos e seguir suas publicações, publicar no mural de outros artistas e comentar nas suas criações favoritas.

Não tenho usado muito o deviantART ultimamente, mas clique aqui se quiser ver o que já publiquei por lá.

3. Grupos no Facebook

Divulgar sua arte em Grupos no Facebook - Rodrigo Falco

Pode não parecer, mas os grupos no Facebook são um ótimo lugar para divulgar sua arte. Existem grupos de todos os tipos por lá, mas se buscar, vai encontrar grupos focados em reunir pessoas interessadas em arte, ilustração, design… O que você buscar, vai encontrar por lá!

O mais legal é encontrar um grupo com gente bacana, que gere discussões construtivas, independente do tamanho do grupo.

Sempre que postar um dos seus trabalhos, lembre-se de deixar links que as pessoas podem visitar para conhecer mais caso gostem do seu trabalho: um site, um blog ou até mesmo sua fanpage ou Instagram.

Criei um grupo no Facebook pra compartilhar criações com desafios e temas semanais! Vem participar do grupo da Jornada Criativa.

4. Instagram

Divulgar sua arte no Instagram - Rodrigo Falco

O Instagram dispensa apresentações, e você pode usar ele para, além de publicar fotos de bons momentos, publicar fotos dos seus trabalhos, seus desenhos ou pinturas! Uma boa ideia é usar tags relacionadas ao seu trabalho, assim vai ficar mais fácil de ser encontrado e seguido por outras pessoas.

No Instagram é importante dar uma atenção maior à estética das publicações. As pessoas tentem a acompanhar perfis com fotos interessantes e fotos claras costumam ser as mais curtidas. Eu fiz um vídeo compartilhando algumas dicas para tirar fotos da sua ilustração, clica aqui pra assistir no YouTube.

Vem ver como uso o Instagram pra compartilhar minhas ilustrações.

[hr]

Você já usou alguma outra plataforma para divulgar sua arte online além dessas? Compartilha comigo aqui nos comentários! 🙂

[hr]
[column size=”one-half”]

Novidades!

Deixe seu2 nome e e-mail e eu vou te enviar por e-mail novos artigos, dicas ou tutoriais![/column]

[column size=”one-half” last=”true”]

[/column]
[hr]

COMMENTS: 2
  1. dezembro 13, 2017 by Jaqueline Vidal Reply

    Boa noite

    Meu nome é Jaqueline,tenho filho de 13 anos ,que faz desenhos manuais gostaria de uma indicação de algum local que eu possa divulga para que algum olheiro possa da uma força no trabalho dele

    Desde já agradeço
    Jaqueline

    • dezembro 15, 2017 by rodrigofalco Reply

      Oi Jaqueline, tudo bem?
      Que bacana a sua ideia, divulgar as criações pode ajudar muito a pegar confiança no que se cria e também é uma ótima forma de ser visto e encontrado para oportunidades de trabalho. 🙂 Todas as plataformas que falei por aqui são uma boa para isso, principalmente as redes sociais como Instagram e Facebook. No Facebook existem grandes grupos de desenhistas, busque por algum e tente compartilhar por lá os trabalhos, sempre deixando o desenho com assinatura e algum link para o autor – seu filho. 🙂

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *