MENU

Como desenhar: todo mundo é capaz!

Muita gente me pergunta como desenhar, por onde começar ou ainda dizendo que nunca seria capaz de desenhar. Mas uma coisa eu posso te dar certeza: Todo mundo é capaz de desenhar, de pintar, de criar!

Te dou certeza que até o final desse post eu te convenço de que você também pode! 🙂

Como desenhar?

Há algum tempo eu recebi essa pergunta no meu Instagram “Acredita que todo mundo é capaz de desenhar?” e acho que foi uma das perguntas mais importantes que recebi ultimamente. Por que isso realmente me fez refletir e pensar sobre isso. Vamos pensar bem: desde criança, antes mesmo de entrarmos na escola, todo mundo desenhava. Do seu jeitinho, sem julgamentos, mas todo mundo deixava a criatividade fluir. [tweetthis twitter_handles=”@rodrigofalco”]Desde criança todo mundo desenhava. Todo mundo deixava a criatividade fluir.[/tweetthis]

Como desenhar Materiais
O que acontece é que com o passar do tempo, por quaisquer que sejam os motivos, ideias erradas de que não conseguimos fazer isso ou aquilo, ideias de que “desenhar não é pra mim” ou “eu não nasci com o dom” vão se tornando mais fortes do que a vontade de continuar desenhando.

Não existe essa história de “nascer com o dom”

Pra mim, todos nós nascemos como uma folha em branco, sabe, e podemos ir nos moldando de acordo com as referências que temos quando somos crianças. Por isso é tão importante incentivar as crianças a desenhar, pintar, dançar, aprender um instrumento, sem julgamentos!

Eu acredito que “dom” é a combinação de vontade + esforço. [tweetthis twitter_handles=”@rodrigofalco” url=”http://wp.me/p79sFM-90″]Dom é a combinação de vontade + esforço.[/tweetthis]

E respondendo à pergunta: eu acredito, sim, que qualquer um pode desenhar. O importante é querer isso, deixar de lado o julgamento dos outros e de si mesmo, e se empenhar em aprender e a desenvolver essa habilidade!

E como desenhar? Bom, eu aprendi a desenhar olhando o trabalho de outros artistas que eu admirava, buscando tutoriais em revistas e na internet, e por isso a minha vontade maior é retribuir isso compartilhando aqui com vocês o máximo que eu puder daquilo que eu mais gosto de fazer.

E antes de terminar, eu queria compartilhar uma frase que me marcou muito do livro Desenho, da Sarah Simblet.

“Ao desenhar o mundo que nos rodeia, nós aprendemos a vê-lo. Ao usarmos a nossa imaginação, aprendemos a sentir a vida. E, se combinarmos ambas as coisas, as possibilidades serão ilimitadas.” Sarah Simblet
Como desenhar - Desenho Sarah Simblet

Eu espero que você também esteja convencido de que é capaz de fazer tudo aquilo que quiser e que se empenhar em aprender. Se quiser desenvolver mais suas habilidades com desenho e criatividade, vem participar com a gente do desafio de ilustrações Jornada Criativa, no grupo do Facebook e no Instagram, pra poder compartilhar suas criações com todos nós que estamos buscando aprender cada vez mais.

Aqui tem um vídeo que fiz falando sobre isso lá no canal do YouTube. Dá o play e assiste também! 🙂

COMMENTS: 1
  1. Abril 19, 2016 by Aline Costa Reply

    Ah que legal Rô esse post. Eu quero muito aprender a desenhar, mas não sei por onde começar. Estou pensando em fazer um curso, agora que a faculdade está acabando.
    Amo acompanhar seus tutoriais no snap e suas ilustrações são lindas. Você me inspira muito <3

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *