MENU

Composição da Ilustração: Mood Lines

A composição da ilustração é, pra mim, uma das partes mais importantes na hora de começar a criar. Sempre me pergunto: que mensagem quero passar com essa ilustração?

As diferentes linhas, formas, objetos e personagens que desenhamos passam certas sensações e sentimentos de acordo com a forma que estão agrupadas ou posicionadas no papel. É importante entender melhor como essas formas são percebidas pelas pessoas que observam nosso trabalho, assim podemos usar isso a nosso favor e pensar a ilustração exatamente como planejamos!

A composição da ilustração e nas diversas formas de arte é um assunto bem extenso mas muito interessante e que eu, particularmente, adoro muito! <3 Por isso pretendo fazer uma série de posts aqui no blog falando mais sobre diferentes aspectos da composição. Hoje, queria falar sobre as mood lines, linhas usadas na arte e no design mas que podem ser facilmente aplicadas à ilustração. Vamos lá? 🙂

Composição da Ilustração Usando Mood Lines

Composição da Ilustração - MoodLines

Dá só uma olhada nessa tabela de mood lines que encontrei aqui. Ela é uma referência muito bacana na hora de começarmos a pensar a ilustração. Uma composição com uma linha reta horizontal predominante transmite uma sensação de calma, já uma linha predominante ascendente na diagonal traz uma sensação de movimento.

Pode parecer que isso tudo foi tirado de trás da orelha, mas existem estudos acerca da psicologia dessas formas básicas no olhar do observador, e os efeitos são reais. Quer ver alguns deles aplicados?

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Da próxima vez que for começar a sua ilustração, tenha isso em mente. Com certeza se você pensar na composição da ilustração desde o início, vai fazer toda a diferença no resultado! 🙂

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *