MENU

5 dicas pra sobreviver a um Bloqueio Criativo

Passar por um bloqueio criativo na hora de começar um trabalho ou fazer uma ilustração é muito chato e muito inconveniente, né?

Todo mundo que se envolve em atividades criativas acaba passando por isso as vezes então não se desespere!

Criei essa listinha de algumas dicas que me ajudam na hora do desespero a sair de um bloqueio criativo.

 

5 Dicas pra sobreviver a um Bloqueio Criativo

Dica 1: Não força a barra

Ás vezes vocês tá ali com o lápis e o papel na mão há mais de meia hora e não sai nada. Nessas horas, por mais que a gente queira e venha aquele desespero de por a ideia no papel, não adianta forçar! O melhor mesmo é olhar para o nosso corpo e ver o que está acontecendo.

Ás vezes alguma preocupação com prazo ou até uma dor que você está sentindo pode estar te atrapalhando a criar. Se você não parar e prestar atenção em você mesmo, não vai ter como descobrir de onde está vindo esse problema. Quem sabe o bloqueio criativo que você tá sentindo não é só fome? 🍔🍟 haha

• Leia também: Qual a formação para ser ilustrador?

Dica 2: Tenta dar um passo pra trás

Por mais que você já tenha alguma ideia ou noção do que quer criar, às vezes de frente pra folha branca acaba não saindo nada.

Nessas horas o melhor é voltar ao passo anterior à criação, voltar à fase de pesquisa. Reveja inspirações, referências, refaça o trajeto que te levou até a sua ideia. Às vezes o que a gente precisa é só voltar pra esse momento de busca de referências pra se sentir pronto pra por a mão na massa!

Dica 3: Tente fazer uma atividade que não exija muito da sua cabeça

Pode parecer estranho mas tem algumas atividades que exigem menos da nossa atenção e deixam o cérebro mais relaxado.

Se você não está conseguindo por uma ideia em prática ou começar uma ilustração, tenta sair, dar uma caminhada leve e observar as coisas pelo caminho. Ou então fazer uma corrida ou andar de bicicleta. Essas atividades, principalmente se forem acompanhadas de uma música que você gosta, deixam o cérebro ~divagar~, pensando em coisas aleatórias e isso é importante para o cérebro fazer novas conexões. É daí que surgem as novas ideias!

Bloqueio Criativo - Ilustração Rodrigo Falco

 

Dica 4: Procure em mais lugares

Você já deve ter alguns artistas que acompanha sempre e que te inspiram. Mas é sempre bom buscar inspiração de onde você não esperava.

Assistir um filme diferente do que está acostumado, por exemplo, ou série nova, ou até um desenho animado ou jogo de video-game que você gosta.

Por que muitas vezes, sem se dar conta, esses estímulos diferentes trazem novos pensamentos e percepções que podem trazer novas ideias ou motivação pra continuar aquele trabalho que ficou parado.

• Leia também: Workshop de Ilustração e Aquarela no Pixel Show

Dica 5: Só relaxa

Se você já tentou tudo isso e nada deu certo, muito provavelmente você já vai estar cansado demais pra terminar aquele trabalho. Então é importante aceitar e perceber que não é o momento para aquilo. Aceita que dói menos! rs

Tenta relaxar, tomar um banho, dormir, descansar, tirar aquele trabalho da sua cabeça mesmo. Depois voltar para continuar esse trabalho quando você estiver mais disposto e seu corpo mais descansado, por que com certeza com a sua capacidade total o resultado vai ser muito melhor!

E aí, quais são as suas técnicas pra sobreviver à um bloqueio criativo? Me conta nos comentários o que funciona e o que não funciona pra você! 🙂

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *