MENU

Formação em Design Gráfico

Vamos falar sobre o curso e a formação em Design Gráfico? 🙂

Você já se formou ou está buscando se informar sobre as diferentes áreas de graduação? Eu já falei um pouquinho sobre a formação para ser um ilustrador e agora, queria falar um pouquinho mais sobre a formação em Design Gráfico.

Se inscreva no canal pra ver novos vídeos toda semana <3

 

Formação em Design Gráfico

A escolha da sua formação e que caminho seguir profissionalmente é sempre importante e muito difícil. Mesmo sabendo que eu gostava de ilustração desde pequeno, eu tive muita dificuldade de encontrar informação e tomar minha decisão sobre que curso seguir.

 

O que é o curso de Design Gráfico?

Pra começo de conversa existem muitos tipos de design: design gráfico, design de moda, design web, design de interiores… E pra mim, o que define design é projeto. Para mim, o designer é o projetista.

E o designer gráfico cria comunicação visual. Ele é responsável por criar marcas, branding, identidade visual para marcas e empresas, panfletos, capas de livros, diagramação de livros e revistas… Basicamente tudo o que a gente vê por aí tem um designer gráfico envolvido.

Quando escolhi fazer o curso de Design Gráfico, fiquei em dúvida entre esse curso e o curso de Artes. Talvez Artes teria mais relação com a ilustração, mas como eu também me envolvia na criação de sites e blogs, eu gostava dessa parte de design.

No final das contas, pra mim, o caminho que escolhi foi trilhar a formação em Design Gráfico. 🙂

formação em design gráficoUm pedacinho do meu home office, onde passo a maior parte do dia

O que eu aprendi no curso de Design Gráfico

No curso de Design Gráfico aprendi técnicas para aplicar melhor cores, para pensar melhor um projeto com relação à estética e funcionalidade. Aprendi também a usar programas de diagramação e criação visual como Photoshop, Illustrator, até mesmo o Corel Draw, de forma mais profissional.

Também tive contato com formas de vender um projeto para um cliente e isso é importante no meu trabalho hoje em dia como ilustrador. Aprendi também mais sobre a criação de Portfólio, que pra quem trabalha nessa área criativa é muito importante.

O curso de Design Gráfico que cursei foi um tecnólogo, com duração 2 anos. Apesar de ser um curso com uma carga menor, tive aulas teóricas – como ergonomia e semiótica – e muita matéria prática – como Desenho de Observação e aulas de aplicação de conceitos de cor e tipografia.

Pode não parecer mas ter esse tipo de conhecimento na faculdade é muito importante pra quem vai entrar no mercado de trabalho!

 

Mercado de Trabalho para o Designer Gráfico

Quem se forma em Design Gráfico tem a oportunidade de trabalhar em agências de publicidade e comunicação.

Mas o mercado de trabalho não se limita só a isso: eu comecei trabalhando em agência de publicidade, e com toda a bagagem do curso eu tive embasamento pra criar uma loja virtual com produtos de criação própria (a Loja Lorde, vem conhecer!), também consegui partir para a área de e-learning, criando ilustrações digitais para cursos virtuais.

E hoje em dia como ilustrador eu utilizo toda a bagagem do curso de Design Gráfico pra poder me auxiliar em algumas criações e trabalhos específicos.

O mercado de trabalho é muito aberto para o designer gráfico, tem muita oportunidade em gráficas, editoras, produtoras e diversos outros lugares. Além disso, você pode trabalhar como freelancer, atendendo empresas, marcas e clientes da sua própria casa.

 

E você, conhece a área do Design Gráfico?

Você se formou ou trabalha como designer gráfico? Conta nos comentários sua experiência, pra apoiar quem busca informação sobre essa área. E se você está buscando informações para escolher o que cursar na faculdade, deixa nos comentários suas dúvidas ou o que gostaria de saber sobre o curso! 🙂

COMMENTS: 2
  1. setembro 18, 2016 by Yasmin Coelho Reply

    Você é incrível, Parabéns ❤

  2. Abril 24, 2017 by Josea] Reply

    Amei o seu post, comecei um curso de Design Gráfico para aprender a utilizar os programas e também para ver se é o que desejo, pois atualmente estudo Design de Interiores, mas amo ilustração (L).

    Beijos Joseana!
    http://singularidades.blog.br/

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *