MENU

Materiais de desenho Indispensáveis

Se tem uma coisa que mais gosto de experimentar são diferentes materiais de desenho e de pintura. Como estou sempre testando marcas diferentes, resolvi compartilhar quais são os meus favoritos e como eu utilizo cada um deles.

Se você também usar algum desses materiais de desenho ou tiver materiais diferentes para sugerir, me conta nos comentários. 🙂

Pra ver a lista completa dos meus materiais preferidos, clica aqui!

Os meus materiais de desenho preferidos

Materiais de Desenho

Antes de mais nada, vamos falar sobre papel?

De todos os papéis que já usei pra criar minhas ilustrações, os meus preferidos são os da Canson. Como minha técnica preferida é a aquarela, os papéis que gosto de usar são de uma gramatura maior, mais apropriados pra essa técnica. Os meus favoritos são:

  • Canson Aquarela – Mix Media Linha Universitária 300g/m²
    Esse para mim é um dos melhores em relação ao custo/benefício por uma qualidade boa de papel. Ele é feito de uma mistura de diversos papéis diferentes e tem uma gramatura alta e é bem resistente à diversas técnicas. Tem uma face com textura e outra sem – que é sempre o meu lado preferido para desenhar!
  • Canson Montval Aquarelle – 300g/m² Textura Fina
    O papel Montval tem uma qualidade incrível – diferente do Mix Media, é de linha profissional e é feito da fibra da madeira e por isso tem um valor um pouco mais alto. Existe a opção com Textura Rugosa e com Textura Fina, que é o meu preferido.

De um modo geral, para as técnicas que eu uso, dou sempre preferência a papéis de alta gramatura (acima de 200g/m²) e com menos textura que, na minha opinião, permite fazer traços mais precisos e delicados na ilustração. 🙂

 

Materiais de Desenho Lapis

Lápis, lápis, lápis!

Vou ser bem sincero com você: nunca busquei por lápis de marcas diferentes. Pra mim, os clássicos da Faber-Castell sempre foram ótimos! 🙂

Ecolápis Faber-Castell 9000 pra mim é ideal para usar desde o rascunho até o acabamento de uma ilustração feita toda à lápis. Inclusive já mostrei mais sobre eles e o processo de uma ilustração nesse vídeo aqui. O grafite dessa linha de lápis tem diversas graduações diferentes:

O lápis F e o HB tem o grafite mais duro – produzem um traçado mais claro e fino, para mim são os melhores para o rascunho. Conforme a numeração aumenta – 2B, 4B, 6B – o grafite vai ficando mais macio e o traçado mais escuro e intenso, ideais para sombrear sua ilustração! Além disso você ainda pode usar um esfuminho para deixar o sombreado mais suave.

Ah, e claro, a borracha! Eu já usei várias mas sempre dou preferência para as borrachas plásticas brancas, como essa da Faber-Castell.

 

Materiais de Desenho Caneta e Nanquim

Canetas e Nanquim

Depois de finalizar o rascunho chega a hora da arte-final!

Eu sempre gostei muito de usar essas canetas de nanquim da Uni Pin Fine Line mas recentemente comecei a me aventurar por outras opções que estou gostando bastante. Aqui estão todos os meus favoritos:

  • Caneta Nanquim Uni Pin Fine Line
    Essas são as que eu mais utilizo, tem diversas espessuras, desde 0.5 e 1.0 para traços mais finos até 0.5 e 0.8 que utilizo em áreas de maior destaque. Tem tinta resistente à luz e à água – importantíssimo pra quem fazer aquarela!
  • Pigma Brush BR da Sakura
    Recentemente testei essa caneta nanquim com ponta em formato de pincel e me apaixonei pelo efeito na ilustração! Por ter a ponta de pincel, a espessura do traço vai depender da pressão que você aplica sobre o papel. Leva um tempinho pra pegar o jeito mas o resultado fica bem orgânico. Também é resistente à água.
  • Pigma FB Sakura [novo]
    Assim como o outro Pigma Brush da Sakura, esse também tem a ponta em formato de pincel, é resistente à água mas esse pra mim funcionou ainda melhor que o outro: tem a ponta ainda mais fininha, que se adaptou melhor ao meu estilo de ilustração. 🙂
  • Pincel com Reservatório
    Esse pincel com um pequeno compartimento pra colocar água é na verdade um material usado pra fazer aquarela mas eu tenho um deles cheio de nanquim, que posso usar sempre que quiser para finalizar uma ilustração ou fazer um lettering, por exemplo. O que eu uso também é da Sakura.
  • Indian Ink Talens
    A tinta que uso no meu pincel com reservatório é a Indian Ink Talens que pra mim tem um bom rendimento, concentração e não vai sair borrando caso você utilize uma técnica aguada sobre ela.

 

Esses são os meus materiais de desenho favoritos e sempre vou atualizar esse post quando descobrir coisas novas!

Me conta nos comentários quais são os seus favoritos e aproveita pra ver essa listinha aqui com todas as categorias dos materiais que eu utilizo. 🙂

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *