MENU

O que é ilustração?

Você já se perguntou o que é ilustração? E como saber se desenho e ilustração são a mesma coisa?
Vem embarcar comigo nessa jornada pra entendermos melhor o significado e a diferença de cada um desses termos! 🙂

A minha intenção é passar um pouquinho do que penso sobre arte, desenho e ilustração e te convido a me contar nos comentários a sua opinião também!

O que é Ilustração

O que é ilustração?

Essa é uma pergunta que eu tenho há um bom tempo, desde que percebi que queria ter a ilustração como profissão. Mas como ser um bom profissional sem saber o real significado de ilustração?

A verdade é que essa é uma pergunta complexa e que não tem uma resposta definitiva. Então, em vez de definir, vamos tentar conceituar o que é ilustração.

Colocando da forma mais simples possível, a ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou, até, decorar. Ela é uma forma não-textual de passar uma mensagem e geralmente acompanha um texto.

Dessa forma, a ilustração tem sempre um propósito. Ela está ali para elucidar uma informação, pra deixar toda a mensagem mais clara. Mas onde, como e quando utilizamos a ilustração?

• Vem ver aqui um post sobre os meus materiais de ilustração favoritos!

A Ilustração está em toda parte!

Sabe onde você pode encontrar ilustração? Em toda parte! 🙂

Se você parar pra pensar, a capa do livro que você adora ler provavelmente tem uma ilustração. E talvez o interior do livro também tem. O cartaz de um filme ou o pôster de uma banda é uma ilustração. E a capa de um CD! São todas imagens pensadas de forma a representar algum significado – o significado de uma história, do enredo de um filme ou de um sentimento central de um álbum musical. Mas não para por aí: todas as imagens que estou criando para esse post também são ilustração! 😀

o que é ilustração

Capas de revistas também são pensadas para representar seu conteúdo!

 

Desenho e ilustração são a mesma coisa?

Percebeu que conseguimos definir ilustração sem nem tocar na palavra “desenho”?

A ilustração não tem necessariamente que ser um desenho: ela pode ser uma foto, uma colagem, uma pintura…

Se pensarmos na ilustração como uma função, podemos entender que um desenho não vai ser sempre uma ilustração, e uma ilustração não vai ser sempre um desenho. Mas um desenho, dependendo do contexto em que está inserido, pode ser uma ilustração usada para esclarecer uma mensagem.

Como falei, essa é uma questão muito maior do que parece, e esse é só um olhar pela superfície da ideia do que significa a ilustração. E agora eu quero saber de você: o que significa ilustração pra você? E, mais do que isso, o que significa ser ilustrador?

Vamos conversar sobre isso nos comentários! Ah, e se inscreva na newsletter do blog no box aqui embaixo, assim posso te mandar novidades interessantes diretamente por e-mail! <3

Se inscreva no meu workshop de Ilustração e Aquarela no PixelShow!

COMMENTS: 12
  1. agosto 01, 2016 by Ana Paloma Reply

    Parabéns pelo post! Amo seu trabalho!

  2. dezembro 15, 2016 by Amanda Reply

    Olá conheci sei blog hj e não consigo parar de ler! Hahaha Parabéns pelo seu trabalho. Eu fiquei com uma dúvida: um desenho que passa uma mensagem, por si só, pode ser uma ilustração?

    • dezembro 16, 2016 by rodrigofalco Reply

      Oi Amanda, obrigado! <3
      Sim sim, se um desenho passa uma mensagem, conta uma história, ele pode ser considerado uma ilustração 🙂

  3. Abril 04, 2017 by Stephanny Reply

    Que legal isso foi perguntado na escola .Com sua resposta. Tirei 7

  4. Abril 25, 2017 by José Ferreira marinho Reply

    A ilustração nos ajuda a entender o que quer dizer o texto
    Ĺk

    • agosto 16, 2017 by Aclecia Reply

      Olá tenho uma filha de 8 anos ela ultimamente fez um trabalho envolvendo todas as matérias falando sobre dança história da dança dança e saúde e etc no final pedi pra ela fazer uma ilustração sobre tudo isso mais tá aí a questão. Não sei nem como começar

    • novembro 30, 2017 by regis Reply

      verdade

    • novembro 30, 2017 by regis Reply

      verdade, bem colocado

  5. outubro 26, 2017 by Carla Rainel Reply

    Muito boa sua matéria, bem esclarecedora. Gostei bastante.

  6. novembro 23, 2017 by adilson silva Reply

    Olá Rodrigo, parabéns pela matéria, em fim, pelo o blog! Muito esclarecedor, diga-se de passagem; sou aprenediz de desenhista, desistir por um tempo, fui fazer outras coisas na vida, mas volta e meia estava envolvido com a arte, não tinha como ser de outra maneira, ela está impregnada em mim! Me apaixonei pelo o desenho realista, mas confesso que é muito dificil alcançar tamanha precisão! Em visita a um museu, vi uma exposição de Margaret Mee, e fiquei encantado com a “Ilustração Botânica”! Foi a primeira vez que ouvi falar nessa expressão, o bastante pra me deixar seduzir! Hoje descobri a ilustração histórica, gostaria de saber, qual a que mais se destaca, a que apresenta melhor mercado e, o que as diferencia? Ah, onde posso estudar ilustração, digo, escolas, e se arte visual pode-se dizer o mesmo que ilustração? Um abraço, meu amigo

  7. novembro 23, 2017 by adilson silva Reply

    Sou eu de novo Rodrigo, errei o site; esse aí é de outro blog, o de desenho é o que está em seguida!

  8. novembro 30, 2017 by Maxwell Reply

    Uma Charge seria uma ilustração?

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *